Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma obra é o bom relacionamento com os funcionários, o que às vezes pode não ser fácil pois a pessoa está lidando com o sonho de alguém, o que pode elevar os ânimos e trazer desentendimentos. Uma boa parceria com funcionários evita transtornos e faz uma grande diferença no resultado final da construção ou reforma.

Qual é o melhor caminho?

Em primeiro lugar é importante contratar alguém com referências, seja ela de amigos, familiares ou outros profissionais. Trabalhadores de qualidades e comprometidos, com competências não somente técnicas como também relacionais, que estejam abertos ao diálogo e que saibam trabalhar em equipe rumo a um objetivo em comum.

É imprescindível que haja estrutura no canteiro de obras, para que o trabalho possa florescer em um ambiente agradável. Recursos como áreas para alimentação, refresco e banheiro otimizam o tempo e o trabalho.

Quando começar a obra civil, deixe bem claro seus desejos e suas expectativas, não adicione tarefas depois que o trabalho começar, pode atrasar o cronograma e criar custos adicionais, além de frustrar o pedreiro. É essencial que os funcionários saibam exatamente quais são as suas tarefas do dia ou até mesmo da semana. Planejamento é essencial não só no relacionamento com os funcionários como no bom andamento da construção ou reforma no geral.

Outra dica é acompanhar o trabalho, mas não muito. Sabemos que é tentador querer saber novidades e o andamento da obra a todos os momentos, mas evite a fadiga e o estresse no pedreiro. Acompanhe o cronograma e deixe as perguntas em momentos oportunos ao final de cada etapa do planejamento.

Com prazos bem definidos, planos delineados, alinhamento de expectativas, cortesia e educação, a construção corre de maneira bem mais pacífica e harmônica, resultando em um projeto bem-sucedido e experiência positiva para todas as partes.

Leave a Reply